Sessões Extramuros




SE - 1) Corpo e cidade: entre exclusões e invisibilidades, resistências e subversões

Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (UFS), Viviane Fernandes (Doar-Se), Linda Brasil (Amosertrans), Karen Bezerra (MOPS), Jhon Eldon (A Casinha) & Frank Marcon (UFS)

A proposta dessa Sessão Extramuros parte do pressuposto dos cenários urbanos vividos e apreendidos afetivamente como lócus da configuração e do enraizamento da memória de sujeitos e grupos sociais. A cidade é aqui compreendida como uma composição de diversas temporalidades e memórias de onde emergem diversas individualidades e coletividades como possibilidades únicas de experiência e de atribuição de significados a tais vivências. Os sujeitos citadinos, entre convívios e disputas cotidianas, reordenam e reconfiguram as memórias da cidade a partir dos jogos de semelhança e dessemelhança e das recomposições de mapas afetivos traçados por suas práticas, experiências e trocas intersubjetivas específicas. O corpo, como condição do indivíduo experienciar os sentidos compartilhados em relação com o mundo, faz circular as emoções que o localizam socialmente e revela tensões, conflitos e estranhamentos, subversões e reapropriações do espaço. Assim, as comunicações abordarão diferentes experiências e perspectivas sobre o corpo e a cidade a partir da vivência da exclusão e da “invisibilidade” e de práticas de resistência e subversão que buscam problematizar saberes e poderes inscritos e expressos em e por corpos tidos como deficientes, desviantes, indesejáveis, disfuncionais, transgressores ou abjetos.
23 de novembro (quinta-feira) das 17h às 19h30
Local: Didática 4 - Sala 02

SE - 2) O ofício do antropólogo: perícias e consultorias em debate

Ugo Maia Andrade (UFS) & José Augusto Laranjeiras Sampaio (UNEB)

Pretende-se reunir antropólogos, da academia e de fora dela, com trajetórias de produção de laudos e relatórios técnicos, a fim de debater questões como a natureza das demandas periciais, o papel do Estado nas definições das demandas territoriais e por reconhecimento de identidade e os limites éticos e técnicos do antropólogo em situação de perícia.
24 de novembro (sexta-feira) das 17h às 19h30
Local: Didática 4 - Sala 09

Voltar ao Início

Total de visualizações de página